Foto: Rian Lacerda (Diário)

Após uma sexta-feira (25) marcada por sol e temperaturas em elevação, o Rio Grande do Sul deve enfrentar um fim de semana marcado por instabilidade e chuva volumosa. De acordo com a BaroClima Meteorologia, a mudança no padrão atmosférico começa a se intensificar entre sábado (26) e domingo (27), inclusive na Região Central, após um período prolongado de tempo seco. A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta, nesta sexta, selecionando as áreas com maiores riscos de sofrerem com essa mudança no tempo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A previsão indica a chegada de um sistema frontal, associado à umidade em baixos níveis da atmosfera e à formação de um cavado — área alongada de baixa pressão — que deve provocar instabilidade generalizada em várias regiões do Estado.
Os maiores acumulados de chuva, que podem variar entre 60 mm e 100 mm, são esperados na Campanha, Centro, Zona Sul, Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre. Em pontos isolados, os volumes podem superar os 100 mm.
Cidades como Santa Maria, São Gabriel, Caçapava do Sul, Pelotas, Canguçu, São Lourenço do Sul, Camaquã e Porto Alegre devem registrar chuva ao longo de todo o domingo, com risco de vendavais e queda de granizo.
– Apesar dos acumulados previstos, não se espera um cenário como o de junho, já que a chuva vem após um período seco. Os rios devem subir, mas sem riscos significativos de cheias na maior parte do Estado – afirma o meteorologista Gustavo Verardo.
Alerta da Defesa Civil
O aviso, publicado nas redes sociais, mostra o mapa do Estado nas cores em amarela, laranja e verde. A Região Central está selecionada no tom amarelo, que significa "atenção". O alerta vigora entre sábado (26) e domingo (27).
No texto, o comunicado é semelhante ao da BaroClima, informando que a instabilidade deve persistir ao longo de todo o final de semana. Já para segunda, conforme o texto "a formação de um ciclone sobre o oceano aliado ao avanço de uma frente fria favoreça chuva fraca a moderada na metade Leste, com raios e rajadas de vento passando dos 60 km/h. Os acumulados variam entre 10 e 25 mm/dia, podendo chegar pontualmente aos 40 mm/dia no Norte, Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana." Confira:
Leia mais:
- Veja qual unidade de saúde funcionará em turno alternativo neste sábado em Santa Maria
- O que agosto ainda reserva para Santa Maria e região, segundo meteorologista
- Em busca de emprego? Novo Stock Center ainda tem vagas abertas em Santa Maria